Grupos do Google
Participe do grupo Marcelo Gusmao
E-mail:
Visitar este grupo
 
Ações Sociais


2010

Um dos principais objetivos desta viagem é ajudar. Foi sempre com esse objetivo que a Molin, fabricante de lápis canetas e outros materiais escolares, se uniu ao Projeto Noronha 2010.

Ação social Ilhabela

E a primeira ação social que o Projeto Noronha 2010 realizou foi em Ilhabela, durante a Rolex Sailing Week, quando distribuímos mais de 300 kits escolares com lápis, borracha e giz de cera coloridos para os alunos do projeto Navega São Paulo que disputaram as regatas da Semana de Vela de Monotipos. Este projeto contempla alunos da rede públida de ensino com aulas de vela, navegação e respeito ao meio ambiente.

Também receberam os kits da Molin, alunos das escolas municipais de Ilhabela que foram assistir uma palestra sobre a vida no mar oferecida pela Marinha do Brasil durante a Rolex Sailing Week. Vale lembrar que nosso veleiro, o Moleque Anasol foi campeão da competição na classe RGS B.

A próxima cão será na capital de Pernambuco, durante a Regata Recife – Fernando de Noronha, mas também realizaremos nossas ações em Fernando de Noronha, Natal e Salvador.

Quero aproveitar e, mais uma vez, agradecer a todos na Molin pela confiança.

Obrigado!

Até a próxima!

Ação social atende 400 crianças carentes de Recife

Há quatro anos, o velejador carioca Marcelo Gusmão iniciou um projeto solidário conduzido pelos mares. Em seu veleiro Moleque Anasol ele leva, além de seus tripulantes, donativos para alunos carentes da rede pública.

O projeto Projeto Noronha 2010 aproveitou a participação REFENO para, em parceria com a organização do evento, realizar doação em uma institução pernambucana.

Na manhã de hoje, foram distribuídos 400 kits escolares aos alunos do Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismepe), localizado na comunidade do Pina e mais conhecido como Padronato.

Foram centenas de olhos brilhantes recebendo os kits continham lápis de cor, borrachas, cadernos entregues por Marcelo Gusmão e Marcos Medeiros, diretor-geral da Regata.

O Ismepe atua há 40 anos atendendo cerca de 70% das crianças que moram nas palafitas da região. "A essas crianças são negados tantos direitos. É importante que existam pessoas que se proecupem com elas.

É maravilhosa a presença de vocês aqui, demonstrando solidariedade", disse a Irmã Fátima Maria de Souza, responsável pelo Instituto.

Todos os anos a REFENO busca realizar ações sociais que beneficiem a população que viva na região da bacia do Pina.

Em 2009, por exemplo, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), a comissão organizadora da Regata promoveu um dia de exames oculares gratuitos nas dependências do Cabanga Iate Clube.


Ação Social em Fernando de Noronha
Doação de 300 kits escolares da Molin que fizemos em Fernando de Noronha

Como vocês sabem um dos principais objetivos do Projeto Noronha 2010 são as ações sociais que estamos desenvolvendo pelas cidades aonde eu vou passando para disputar as principais regatas do país.

Assim, depois da REFENO realizamos mais uma ação social na Escola de referência arquipélago Fernando de Noronha, uma instituição pública mantida pelo governo de Pernambuco que atende mais de 500 alunos entre os ensinos médio e fundamental.

Fomos recebidos pela professora Maria Luiza Valença e Correa que é a gestora da escola e, acompanhado do meu amigo, sócio e tripulante do Moleque Anasol Felipe Linhares, o Fipa, distribuímos 300 kits escolares da Molin, patrocinadora do Projeto Noronha 2010.

E como Noronha é um lugar muito especial, as crianças daqui também merecem um tratamento especial. Aqui os alunos passam os dois turnos na escola e elas ainda recebem aulas de preservação ambiental além do ensino normal de qualquer colégio.

Foi uma honra poder ajudar essas crianças, elas merecem e eu espero voltar a Noronha e reencontrá-los um dia.

 

De 2006 a 2009

O Projeto Rota Norte foi concebido para que num futuro próximo eu, Marcelo Gusmão, possa fazer a tão sonhada Travessia de Volta ao Mundo, objetivo de 9 entre 10 velejadores que amam o vida no mar. No trajeto entre Florianópolis e Recife, queria conhecer os diversos clubes, portos e cidades litorâneas, mas também pretendia ajudar algumas pessoas fazendo ações sociais.

Neste tempo de travessia do Projeto Rota Norte, onde percorri cerca de 5 mil milhas entre ida e volta, aproveitei para fazer doações, com a ajuda e parceria de alguns dos meus patrocinadores, Materiais Escolares Molin, e da Hermany Siemens.

Mais de 4 mil crianças carentes foram beneficiadas com kits de materiais escolares, livros, aparelhos auditivos.

Veja algumas ações Sociais:

Escola Professor Aluízio Sehnem (outubro de 2006)

Angra dos Reis (maio de 2007)

Doações em Vitória (outubro de 2007)

Escola Tiradentes (novembro de 2007)

Aparelho auditivo (abril de 2009)

Vídeo de ação social em parceria com a RBS
Patrocínio
Apoio

 

www.marcelogusmao.com