Projeto Rota Norte


Confirmada a saída: é neste sábado, dia 16 de setembro que Gusmão dará início a uma viagem solitátia com seu veleiro de 30 pés, o Moleque.

O velejador Marcelo Reitz, o Gusmão, vai velejar solitário 2 mil milhas náuticas até Fortaleza. Depois volta.

Nesta data, a flotilha de Oceano do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha tem largada para a Regata Centro-Jurerê e Gusmão aproveita o mesmo tiro para a velejada até o Nordeste



Ações Sociais
Canal Varadouro (novembro de 2006)

Depois de alguns dias percorrendo o Canal Varadouro, em novembro de 2006, estive em Marujá, uma vila de pescadores. A Escola Estadual Bairro Marujá ficava a uns 300 metros da vila. Estudavam ali 14 crianças de 7 a 11 anos, sob o comando da professora Magali Coelho, um professor de Educação Física e a assistente, Mônica. A professora chegava de barco ao local e nem sempre as aulas começavam às 8h da manhã por causa desse deslocamento.

Fiz a doação de livros didáticos e materiais escolares Molin. Conversei bastante com as crianças, tirei algumas fotos e tratei de zarpar, já que precisava aproveitar o dia e a maré para ir com o Moleque até o Ariri.

Em Ariri, outra Vila, fui até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Péricles Eugênio da Silva Ramos, e fui recebido pelas professoras, Maria Aparecida Almeida Pereira e Rosa Ribeiro dos Santos. A Escola tem alunos da 1ª a 4ª Série, num total de 150 alunos. Nesta escola estudam crianças de várias comunidades vizinhas a Ariri, como Barra de Ararapira. Quando cheguei a Ariri vi que junto comigo chegou um barquinho com muitas crianças com mochila nas costas.

Apoio